Por incrível que pareça comer esses pratos não foi nenhum sacrifício. Quer dizer, alguns sim, confesso. O estômago e tornozelo de vaca foram os mais difíceis e cheguei a passar com este último. Mas não me arrependo de ter comido. É tudo uma questão de vontade e consciência. Pra mim, fazer uma viagem dessa sem me jogar nas questões culturais é a mesma coisa que não ter vindo. É desperdiçar a oportunidade de conhecer a riqueza daquilo que, pra você, é tão distante.
A minha curiosidade é geral, mas como estou muito ligada à moda e à gastronomia (adoro uma cozinha) me joguei mais nesses dois pontos. As comidas são famosas e sempre me deram a impressão de serem bem nojentas. Algumas são realmente, não vou mentir. Mas outras são completamente aceitáveis e outras ainda são deliciosas. Vou falar de algumas interessantes aqui abaixo:
SAPO
CACHORRO
CABRITO
Carne até gostosinha. Na verdade eu não sei a carne que é gostosa, ou o molho que coloquei. Quando vi a quantidade de nervos já no primeiro pedaço, fechei os olhos, respirei fundo, taquei o trem no molho e meti bronca. Mas assim, eu dei aquela sentida, né... hahaha(socorro!!!). Como meu prato é recarregado sempre(não por mim) , eu entupia a carne cada vez mais de molho.
INTESTINO DE PORCO
A foto de baixo é pra mostra que ele estava limpinho, gente! Eu dei uma conferida antes. Também só fiquei sabendo depois. Já fico esperando a surpresa, pela cara que David faz quando fala com as garçonetes. Vira e mexe ele dá uma olhadinha pra mim com um sorrizinho maroto e aquela cara de "é hoje" hahaha. Aí já sei que vem bomba pela frente. O intestino é borrachudo, mas pelo menos sem gordura, nervos, essas coisas. É durinho como uma lula que passa do ponto, sabem? Não é de todo mal.
SOPA DE PÉ DE GALINHA PRETA
Assim, bem, é...nojento. Sim, totalmente. Principalmente vendo esses dedos pretos quebrados, molengos, cheios de pelanca. Tenso. As sopas vêm numa panela funda e, como eu não me sirvo, nem posso falar que não quero...rsrsrs. Bem, sempre começo testando o caldo. Se for bom, continuo, se não for, paro. Aconteceu isso quando me deram sopa de ovo doce da oura vez. Nem fiz mais do que encostar a boca. Se tomasse um gole daquilo, tinha certeza que tudo que tinha comido até então voltaria a aparecer... Bem, depois que o caldo foi acabando, comecei a ver coisinhas marrons. Retirava o que via que era pele, comia as folhas verdes e ia deixando o marrom pesado lá no fundo. Quando terminei, vi esse pé lindo de morrer na minha frente hahaha. Repeti algumas vezes, por que o gosto do caldo era bom. Mas no final, meu prato de "lixos" era puro pé de galinha preta!
ESTÔMAGO DE GANSO E GALINHA
Uma carne dura e borrachuda, mas bem gostosa. Lembra uma moela. Não comi muito por estar muito forte pelo excesso de chilli e gengibre. O de galinha é completamente diferente. É branco, mole, fino, viscoso igual um bucho. Comi uns pedaços, mas parei pelo fato de não ter gostado da consistência e não ter gosto muito.
LESMA
Bom, comecei comendo achando que eram caracóis gigantes. Quando os comi da outra vez, adorei e esse era ainda mais saboroso. Quando comecei a sentir algumas pedrinhas dentro da carne, comecei a observar que dentro de todas tinham inúmeros ovinhos. Mais pra frente, peguei a maior de todas (olha a lição para os gulosos) e esses ovinhos já tinham virado conchinhas... de lesma. E meu amigo chinês já havia avisado de que não eram caracóis, mas eu nem me toquei. Revirei os olhos, mas, depois de 30 segundos pensando, resolvi voltar a comer, até acabar. Poxa, o gosto estava ótimo!
TORNOZELO DE VACA
Quando chegou à mesa o chinês me falou: “não é gordura, eu juro”. Diante desse fala tão sincera, fui com tudo no teste. Realmente não era gordura. Era nervo duro. Esse foi o momento mais complicado. Não queria parecer sem educação, ou desrespeitosa, mas comer nesse dia foi dureza. Passei a ter certeza de que quem tem nervos sou eu, de aço! Me virei com o que tinha a mais na mesa. Arroz, peixe assado, legumes e o acompanhamento da vaca, que eram cenouras, shitake e feijão. Aliás, aproveitei que estava diante de feijões e comecei a misturá-los no arroz com cenoura. “Nossa, que saudade do Brasil”, era o que repetia a noite inteira, internamente.
OSSOS DE PORCO FRITOS
A aparência é muito boa e tenho certeza que este prato muitos brasileiros iam gostar. São pedaços de ossos empanados e frito. Possui uma camada pequena ne carne. O gosto é muito parecido com a de um torresmo. A diferença seria apenas na presença do osso e do molho de tomate apimentado em que eles vêm.
OUTROS:
Ainda preciso experimentar muitas coisas. Quero comer cobra de novo. Na última viagem, a que comi estava puro chilli e, por isso, continuo sem saber que gosto tem.
CHINESES À MESA
Sempre que nos sentamos à mesa eles colocam um prato com uma xícara, uma cumbuca com uma colher funda e hashis. A porcelana com o chá já vem automaticamente, não precisa pedir. Eles colocam na xícara deixando cair no prato. Neste momento, você deve lavar seus hashis, passando dentro da xícara e depois passar o mesmo conteúdo pra cumbuca. Lave a colher e depois despeje esse chá inicial na vasilha que eles deixam no centro da mesa exatamente para isso. Em seguida, irão te servi mais chá, este já para tomar. O pratinho que vem com a xícara serve pra você separa e usa como depósito de peles, espinhos, coisas que não vai comer. Na cumbuca você toma sopas, ou usa como “prato” pra comer peixes, legumes, ou o que for. Se for sopa, pode-se usar a cumbuca de arroz como suporte pra essas outras coisas. O chinês que está com você, faz questão de que você prove tudo antes. Pra eles é uma grande honra.
beijos!!
se vcs ainda quiserem, né...rsrsrs
9 comentários:
eu quero... mas beba agua antes e escova os dentes! pleeeeeeeeeese!
hahahahahahahahahahah e não falo mais sobre esse assunto de dogs e mais nao sei o qu-eca!
Meh..quem diria... ABALANDO GUANGZHOU!!!!
=P a chinas querem ser MELkovich...
q fofaaas!!
beijos, Frô chêrosa da didica!
Querida,
Adorei poder acompanhar sua jornada, confesso que sstou meio enjoada com essas comidas...faz parte não é? China é isso ai querida.
Sucesso e pode acreditar que sempre estarei aqui com vc.
Bjs Patinha (assim vc sabe que é)
Mézinha... ainda estou decidindo qual desses é o mais nojento: o pé de galinha preta, o sapo ou o intestino. Como vc conseguiu comer essas coisas?? Credo...
Lave bem essa boquinha antes de voltar, heim?? rs
beijos e saudades
Fora saber do que se trata, os pratos são lindos e apetitosos... o sapinho até parece uma codorna! hahahah! haja imaginação né?
Bem que falam que a culinária chinesa é uma das mais ricas do mundo... pq eles aproveitam e comem TUDOOO, até os bichinhos mais nojentos e domesticáveis, incluindo as partes purulentas! hauahuahau!
Esses pratos devem ser chique nurrrtimo aí!
E as chinesinhas! rsrs! Consigo imaginar elas ligando e dando aquele risinho com a mão na boca! hahah!
Bjao da Mica!
.
definitivamente, eu passaria fome na China não fossem os vegetais!
auahauahauah
Intestino???
Cachorro?
Sapo???
ai eu não teria coragem... sei que é pura cultura, mas eu mal tenho coragem de comer os que temos aqui, ditos "normais": boi, cocó, etc...
beijooooo Memé querida!!!
.
.
ah, e eu quero beijo sim!!!
ihihihihihi
.
Oi Meh!!! Pára com isso... Essas coisas não são de comer não!!!
Como que o coco tá saindo??? Cheiroso??? rsrsrs
Quando vc voltar, vou fazer umas comidinhas para vc... rsrsrs (aí a Meh vai querer voltar logo pra China!!!- melhor a gente vai lanchar ou jantar ou almoçar num lugar onde as comidas são realmente gostosas!!! )
Te amuuuuuuu....
Beijos
como assim que eu nem sabia que vc ia voltar pra China??
mesmo concordando que ir a um lugar e não vivenciar essas coisas é o mesmo quenão ir, acho que não dou conta desses pratos não... eu iria sobreviver de caldinhos e legumes. e SÓ! hehe
to adorando suas aventuras :)
beijos
EI AMIGA QUE SAUDADES, MAS É ISSO AI COMA MESMO, APROVEITA TÁ (COMO SE DIZ PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS NÃO ARDE RSRSRS)
BJÃO
Postar um comentário