sexta-feira, 11 de julho de 2008

Delícias da China.

Antes de vir já estava decidida a me jogar na “exótica” culinária chinesa, mas nunca imaginei que fosse chegar tão longe. Entre as iguarias mais interessantes estão o estômago de ganso, estômago de galinha, intestino de porco, cachorro, sapo, cobra, porco selvagem, enguia, cabrito, caracol, lesma, sopa de pé de galinha preta, osso de porco frito, tornozelo de vaca e por aí vai. Quem me conhece acha chocante saber que comi todas essas coisas e mais algumas. Isso por que minha frescura pra comida é imensa, podem acreditar. Não como pele de galinha, de peixe, bucho, nervo, gordura de qualquer bicho que seja e também não consigo comer nada que seja excessivamente viscoso.

Por incrível que pareça comer esses pratos não foi nenhum sacrifício. Quer dizer, alguns sim, confesso. O estômago e tornozelo de vaca foram os mais difíceis e cheguei a passar com este último. Mas não me arrependo de ter comido. É tudo uma questão de vontade e consciência. Pra mim, fazer uma viagem dessa sem me jogar nas questões culturais é a mesma coisa que não ter vindo. É desperdiçar a oportunidade de conhecer a riqueza daquilo que, pra você, é tão distante.

A minha curiosidade é geral, mas como estou muito ligada à moda e à gastronomia (adoro uma cozinha) me joguei mais nesses dois pontos. As comidas são famosas e sempre me deram a impressão de serem bem nojentas. Algumas são realmente, não vou mentir. Mas outras são completamente aceitáveis e outras ainda são deliciosas. Vou falar de algumas interessantes aqui abaixo:



SAPO


O sapo é nojento, viscoso, feio, todo caracachento nas costas, e foi o que mais me surpreendeu dentro da comida chinesa. É uma delícia!!! É um pouquinho diferente de rã, que tem gosto de frango. É uma carne super leve, como um peixe, por exemplo, e tem um gosto bem sutil. Essa dá foto é da viagem atual. Veio refogado com um tipo de cebolinha e duas frutinhas. O tempero básico é sempre alho e gengibre(chilli também tem em tudo). O que comi na outra viagem veio mais ensopadinho, mais gostoso. Tinha legumes junto, tipo umas perninhas de brócolis e um caldinho bem temperado que huuum...lambi os dedos pra não disperdiçar nenhuma gota. E olha que eu vi os bichos vivos antes de irem pro prato! Escolhi cada um!!!

CACHORRO


O mais bizarro que já comi até hoje. Confesso que eu mesma pedi ao chinês pra comer, mas ainda achava que na hora iria desistir. Bom, não tive muita escolha hahahaha. Ele simplesmente pediu e, quando o prato chegou, disse "coma primeiro". Eu ouço demais essa frase aqui rsrsrs da outra vez foi a mesma coisa. Comi, não achei nada demais. Aí soube em seguida o que era. Parece um ensopado de carne que as avós fazem com legumes pros netinhos no dia de domingo. A diferença é que a carne é mega gorda. Tem até umas partes que você confunde com o tocinho (toicinho haha) de porco.

O cachorro que eles comem não são os mesmos que domesticamos. São tipo cachorros "selvagens". Existem criadores especiais desses animais, mas também é possível que se veja algum andando pela rua. David irá mostrar quando passarmos por um e, aí, mostro aqui em seguida. Meda! Apesar de selvagem, esses cachorros se alimentam basicamente de vegetais. Bom, eu que não vou me arriscar. Se passar por um fico longe, podem ter certeza.

CABRITO

Carne até gostosinha. Na verdade eu não sei a carne que é gostosa, ou o molho que coloquei. Quando vi a quantidade de nervos já no primeiro pedaço, fechei os olhos, respirei fundo, taquei o trem no molho e meti bronca. Mas assim, eu dei aquela sentida, né... hahaha(socorro!!!). Como meu prato é recarregado sempre(não por mim) , eu entupia a carne cada vez mais de molho.



INTESTINO DE PORCO


A foto de baixo é pra mostra que ele estava limpinho, gente! Eu dei uma conferida antes. Também só fiquei sabendo depois. Já fico esperando a surpresa, pela cara que David faz quando fala com as garçonetes. Vira e mexe ele dá uma olhadinha pra mim com um sorrizinho maroto e aquela cara de "é hoje" hahaha. Aí já sei que vem bomba pela frente. O intestino é borrachudo, mas pelo menos sem gordura, nervos, essas coisas. É durinho como uma lula que passa do ponto, sabem? Não é de todo mal.


SOPA DE PÉ DE GALINHA PRETA


Assim, bem, é...nojento. Sim, totalmente. Principalmente vendo esses dedos pretos quebrados, molengos, cheios de pelanca. Tenso. As sopas vêm numa panela funda e, como eu não me sirvo, nem posso falar que não quero...rsrsrs. Bem, sempre começo testando o caldo. Se for bom, continuo, se não for, paro. Aconteceu isso quando me deram sopa de ovo doce da oura vez. Nem fiz mais do que encostar a boca. Se tomasse um gole daquilo, tinha certeza que tudo que tinha comido até então voltaria a aparecer... Bem, depois que o caldo foi acabando, comecei a ver coisinhas marrons. Retirava o que via que era pele, comia as folhas verdes e ia deixando o marrom pesado lá no fundo. Quando terminei, vi esse pé lindo de morrer na minha frente hahaha. Repeti algumas vezes, por que o gosto do caldo era bom. Mas no final, meu prato de "lixos" era puro pé de galinha preta!




ESTÔMAGO DE GANSO E GALINHA


Uma carne dura e borrachuda, mas bem gostosa. Lembra uma moela. Não comi muito por estar muito forte pelo excesso de chilli e gengibre. O de galinha é completamente diferente. É branco, mole, fino, viscoso igual um bucho. Comi uns pedaços, mas parei pelo fato de não ter gostado da consistência e não ter gosto muito.


LESMA

Bom, comecei comendo achando que eram caracóis gigantes. Quando os comi da outra vez, adorei e esse era ainda mais saboroso. Quando comecei a sentir algumas pedrinhas dentro da carne, comecei a observar que dentro de todas tinham inúmeros ovinhos. Mais pra frente, peguei a maior de todas (olha a lição para os gulosos) e esses ovinhos já tinham virado conchinhas... de lesma. E meu amigo chinês já havia avisado de que não eram caracóis, mas eu nem me toquei. Revirei os olhos, mas, depois de 30 segundos pensando, resolvi voltar a comer, até acabar. Poxa, o gosto estava ótimo!




TORNOZELO DE VACA

Quando chegou à mesa o chinês me falou: “não é gordura, eu juro”. Diante desse fala tão sincera, fui com tudo no teste. Realmente não era gordura. Era nervo duro. Esse foi o momento mais complicado. Não queria parecer sem educação, ou desrespeitosa, mas comer nesse dia foi dureza. Passei a ter certeza de que quem tem nervos sou eu, de aço! Me virei com o que tinha a mais na mesa. Arroz, peixe assado, legumes e o acompanhamento da vaca, que eram cenouras, shitake e feijão. Aliás, aproveitei que estava diante de feijões e comecei a misturá-los no arroz com cenoura. “Nossa, que saudade do Brasil”, era o que repetia a noite inteira, internamente.



OSSOS DE PORCO FRITOS

A aparência é muito boa e tenho certeza que este prato muitos brasileiros iam gostar. São pedaços de ossos empanados e frito. Possui uma camada pequena ne carne. O gosto é muito parecido com a de um torresmo. A diferença seria apenas na presença do osso e do molho de tomate apimentado em que eles vêm.


OUTROS:

SOPA DE PÁSSARO



ENGUIA





Ainda preciso experimentar muitas coisas. Quero comer cobra de novo. Na última viagem, a que comi estava puro chilli e, por isso, continuo sem saber que gosto tem.


CHINESES À MESA
Sempre que nos sentamos à mesa eles colocam um prato com uma xícara, uma cumbuca com uma colher funda e hashis. A porcelana com o chá já vem automaticamente, não precisa pedir. Eles colocam na xícara deixando cair no prato. Neste momento, você deve lavar seus hashis, passando dentro da xícara e depois passar o mesmo conteúdo pra cumbuca. Lave a colher e depois despeje esse chá inicial na vasilha que eles deixam no centro da mesa exatamente para isso. Em seguida, irão te servi mais chá, este já para tomar. O pratinho que vem com a xícara serve pra você separa e usa como depósito de peles, espinhos, coisas que não vai comer. Na cumbuca você toma sopas, ou usa como “prato” pra comer peixes, legumes, ou o que for. Se for sopa, pode-se usar a cumbuca de arroz como suporte pra essas outras coisas. O chinês que está com você, faz questão de que você prove tudo antes. Pra eles é uma grande honra.



beijos!!
se vcs ainda quiserem, né...rsrsrs

9 comentários:

adriana maia disse...

eu quero... mas beba agua antes e escova os dentes! pleeeeeeeeeese!
hahahahahahahahahahah e não falo mais sobre esse assunto de dogs e mais nao sei o qu-eca!

Meh..quem diria... ABALANDO GUANGZHOU!!!!

=P a chinas querem ser MELkovich...
q fofaaas!!

beijos, Frô chêrosa da didica!

Unknown disse...

Querida,

Adorei poder acompanhar sua jornada, confesso que sstou meio enjoada com essas comidas...faz parte não é? China é isso ai querida.
Sucesso e pode acreditar que sempre estarei aqui com vc.
Bjs Patinha (assim vc sabe que é)

Unknown disse...

Mézinha... ainda estou decidindo qual desses é o mais nojento: o pé de galinha preta, o sapo ou o intestino. Como vc conseguiu comer essas coisas?? Credo...
Lave bem essa boquinha antes de voltar, heim?? rs
beijos e saudades

Michelly disse...

Fora saber do que se trata, os pratos são lindos e apetitosos... o sapinho até parece uma codorna! hahahah! haja imaginação né?
Bem que falam que a culinária chinesa é uma das mais ricas do mundo... pq eles aproveitam e comem TUDOOO, até os bichinhos mais nojentos e domesticáveis, incluindo as partes purulentas! hauahuahau!
Esses pratos devem ser chique nurrrtimo aí!

E as chinesinhas! rsrs! Consigo imaginar elas ligando e dando aquele risinho com a mão na boca! hahah!

Bjao da Mica!

Denise Telles disse...

.
definitivamente, eu passaria fome na China não fossem os vegetais!
auahauahauah
Intestino???
Cachorro?
Sapo???
ai eu não teria coragem... sei que é pura cultura, mas eu mal tenho coragem de comer os que temos aqui, ditos "normais": boi, cocó, etc...
beijooooo Memé querida!!!
.

Denise Telles disse...

.
ah, e eu quero beijo sim!!!
ihihihihihi
.

Nita disse...

Oi Meh!!! Pára com isso... Essas coisas não são de comer não!!!
Como que o coco tá saindo??? Cheiroso??? rsrsrs
Quando vc voltar, vou fazer umas comidinhas para vc... rsrsrs (aí a Meh vai querer voltar logo pra China!!!- melhor a gente vai lanchar ou jantar ou almoçar num lugar onde as comidas são realmente gostosas!!! )
Te amuuuuuuu....
Beijos

Mari Mauro disse...

como assim que eu nem sabia que vc ia voltar pra China??
mesmo concordando que ir a um lugar e não vivenciar essas coisas é o mesmo quenão ir, acho que não dou conta desses pratos não... eu iria sobreviver de caldinhos e legumes. e SÓ! hehe
to adorando suas aventuras :)
beijos

Unknown disse...

EI AMIGA QUE SAUDADES, MAS É ISSO AI COMA MESMO, APROVEITA TÁ (COMO SE DIZ PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS NÃO ARDE RSRSRS)

BJÃO