domingo, 27 de julho de 2008

NanHua Buddhist Temple

Existem muitos grupos étnicos no país, mas sem dúvida o Budismo é o que possui o maior número de adeptos. Não dá pra se saber ao certo quantos são, até por que não existem “eventos”, nem registros pra novos budistas, ou aqueles que estão em fase de iniciação. Sabe-se, pelo menos, que existem espalhados ao todo 40 mil monges e monjas e mais de 5mil templos e mosteiros.

Dentro de uma doutrina budista clássica, “Buda” (que significa iluminado) é o nome de um mestre religioso que viveu numa determinada época e todos aqueles que sucessivamente ocuparam o cargo. Há registro da existência de pelo menos 24 Budas.

O Budismo, resumindo em uma frase, fala que, se uma pessoa segui-lo e praticá-lo, ele pode aliviar um sofrimento e alcançar a libertação. Na China ele influencia e é influenciado pela cultura, pela política, pela literatura e pela filosofia, ao longo de dois milênios.

Os mosteiros e pagodes budistas encontram-se em todas as regiões, muitos dos quais são mundialmente famosos por sua arte budista. Além disso, as construções budistas são consideradas como jóias da antiga arte chinesa.

O templo Nanhua foi construído no ano de 502 e tem uma área total de 12mil metros quadrados. Possui muitas relíquias culturais valiosas, inclusive o corpo de Huineng(o sexto patriarca do zen budismo) e mais de 300 relíquias históricas nacionais de primeira classe, como a batina de silk feito em ouro, arte em madeira esculpida da época da dinastia Beisong, torre de aço da dinastia Qing e por aí vai.

O templo é rodeado por árvores muito antigas, algumas chegam a 40 metros de altura e também raras no mundo. Ele foi classificado como Chave do Mosteiro Nacional em 1983 e o maior sítio nacional histórico e cultural sob proteção estatal em 2001.




Entrada do Templo





Pagode




As pessoas acendem para Buda.







Buda. Guan Yin.



Seu altar, mais de perto.



Pedaços de Sakyamuni. Só assim, já que é proibido fotografar.


Visita ao templo de Chaimam Mao, líder da China, em 1958. Na foto ele com o líder da comunidade budista da época.







Visita ao templo do ex-primeiro ministro em 1956

4 comentários:

Memé. disse...

Fiz uma bagunça nessas fotos...rsrsrs o "pagode" é a foto em que eu apareço! beijos!

Unknown disse...

Memé também é cultura!!
Estou adorando conhecer a China com você!
beijos e saudades

freud in love disse...

ei minha linda... sim to lendo aqui tb e to adorando te acompanhar! quando chegar, vamos nos ver, sim! beijão e ótima viagem! carol.

Unknown disse...

Querida,

Desde pequena que gosto muito do budismo e meu pai tb. É muito bacana porder acompanha-la nessa jornada maravilhosa e viver uma pouco dessa cultura, mesmo que seja pelos seus texto (que estão muito bons, diga-se de passagem). Tenho adorado...bjão