sábado, 19 de julho de 2008

Tudo Branco...

O clima aqui está bem ruim. As China tem se desenvolvido de uma maneira assustadora. Tive a oportunidade de presenciar a evolução de algumas construções e reformas em Guangzhou. Algumas obras que ainda estavam bem inacabadas no final abril, quando vim da outra vez, já estão prontas, como a expansão de uma área do aeroporto que sem dúvida deve ser a mesma área de três shoppings Vitória, por exemplo, maior até.
Esse desenvolvimento rápido pra caramba fez com que a poluição ficasse bem perturbadora e prejudicial. Prédios pertos você já não vê, ou vê apenas uma sombra dele. O céu está sempre branco/cinza, o ar é pesado, quente, abafado. Pra mim, que tenho uma rinite, sinusite e todas as "ites" se se pode imaginar, tem sido dias de peleja. Meus olhos coçam e lacrimejam o dia todo. Meu nariz não desentope por nada. Pra dormir, só depois de muito aturgyl. A sede é uma constante e eu sempre chego em casa doida pra tomar banho, por que a sensação é sempre a de que estou com uma camada de poeira no corpo. Parece exagero, eu sei, mas podem acreditar, não é.

Guangzhou está bem mal. Muito mais poluída do que em abril. E a tendência é piorar, sendo que os investimentos na cidade têm sido grandes. A cidade comporta cada vez mais fãbricas e muitas construções ultra modernas foram planejadas pra cá, principalmente de estádios e sedes esportivas, já que será sede dos jogos asiáticos de 2010. Algumas são até parecidas com aquelas loucuras planejadas pra Dubai. A cidade ficará incrível, disso eu não tenho dúvidas, mas também ficará cada vez mais inabitável. Uma pena, aqui é adorável, é lindo.

Percebi também outras mudanças grandes aqui. A moeda está bem menos desvalorizada. Em abril, o dolar americano estava 7,7inbs e 7,7 dolares de HK. Hoje, já caiu pra 6,78. A quantidade de pedintes na rua aumentou. Em abril, vi uns poucos e os chineses aconselhavam a não dar pra não icentivar. Hoje já existem vários nas ruas. Cada hora um vem repetindo aquela mesma frase (obviamente não sei qual) e te cutucando com a mão. Esses incomodam mais do que os brasileiros, por que encostam em você, te olham inteira de cima a baixo, dentro da sua bolsa, e te seguem por um, dois quarteirões. É um saquinho.

É dificil impedir esse tipo de coisa. No final do ano, a China chegará a um valor de desempenho igual ao dos Estados Unidos e Europa juntos, por isso é normal que a diferença apareça de forma tão brusca. A reforma e abertura econômica têm causado enormes desequilíbrios sociais e econômicos e têm gerado muitos conflitos e disputas internas. Só esse mês, já aconteceram três manifestações populares violentas. A gente sabe que isso vai continuar acontecendo, cada vez mais rápido e que daqui a pouco estará muito pior.

E esse papo tá muito sério pro meu gosto. A gente sabe que a China não tá nem aí se tá poluindo, ou não, se o mundo vai acabar, foda-se a camada de ozônio, eles querem é ganhar dinheiro e dominar o mundo. E vão!!! hehehehe

Também sei que não são só essas as questões. Mas não faz parte das minhas intenções discutir esse tipo de coisa aqui, não é meu foco. Se eu for falar de tudo que se refere ao desenvolvimento da China aqui, não volto pro Brasil antes do natal. Quero apenas falar de coisas curiosas, que também sejam de interesse de vocês, mas de preferência sobre coisas que não se possa ler no jornal.

2 comentários:

Mari Mauro disse...

Florzinha, eu só posso dizer que vc está sendo muito corajosa de passar por isso tudo. É uma experiência e tanto!
Só de pensar me amedronto com essas histórias de terremoto, poluição, trovões...mas só quem vive mesmo sabe como é. tô com tanto orgulho!! :D
saudade grande!
beijos

Denise Telles disse...

.
Memé
fiquei lendo e pensando: "nossa, como a mamé é culta e tá escrevendo feito uma jornalista enviada especial do Brasil!!!"
uhuhuhuhu
vc é incrível mesmo moça!
Concordo com a Mari, me amedronto pra caramba, mas não com terremotos e coisas do tipo, mas de estar longe de casa, sozinha, sem conseguir me expressar direito, sabe? Vai que eu dou um pirepaque?
Tb fico "mó" orgulhosa!
se cuida tá?
=D
.