quinta-feira, 10 de julho de 2008

O início da coragem...

Bom, hoje me lembrei da diferença de fuso da China em relação ao Brasil. Fui dormir muito cansada, afinal, dois dias de viagem não são pouca coisa. Meu pé estava uma bola gigante e chegou até a fazer um anel no tornozelo. As chinesinhas da recepção (que não falam inglês) não paravam de me ligar. Atendia e elas desligavam na minha cara. Capotei. De repente acordei no meio de um pesadelo e não consegui dormir mais. Eram 4hrs da manhã aqui. Mesmo cansada, meu corpo não está acostumado a "dormir à tarde". Tinha marcado às 9hrs com David (não, nita, ele não é gatinho rsrsrs) e liguei pedindo pra nos encontrarmos mais tarde. Quando foi amanhecendo aqui e anoitecendo no Brasil...eu fui amolecendo, amolecendo...e dormi pesado. Quase não consegui acordar. Era a hora de dormir de verdade hehehe...

Meu pé fofo...hehehe

David me levou direto para almoçar. O menu foi ganso inteiro assado (incluindo cabeça, pele, rabo e tudo mais), peixe assado e vegetal refogado. O ganso é gostoso, mas dá um trabalho pra comer do cão pra pessoas como eu, que não comem pele nem gordura de nada. A camada de pelanca é gigante. O Peixe assado também é muito bom, mas é engraçado como o gosto das coisas muda muito dependendo da região. Esse era gostoso, mas não era tão bem temperado como os que comia todos os dias em Wenling. O tempero de lá foi o mais maravilhoso que já experimentei até hoje, de uma maneira geral mesmo. O dessa cidade (ai, ainda não guardei o nome) é mais sem tempero, mais sem graça, mas também são até gostosos.

O David é mais "roots" e ficou revoltado por que tirei todas as peles e gorduras. Até tive que escutar "você deveria comer a pele desse peixe, faz bem pras mulheres, sabia?" e também "tente comer o rabo e a cabeça, são uma delicia" hahaha. Bom, eu acredito que possa fazer bem e sei que ele realmente gosta de comer a cabeça e o rabo dos peixes(eu vi e ouvi rsrsrs). Respeito demais a cultura chinesa, mesmo as questões que no Brasil seriam classificadas como "pouco educadas", mas comer pele, cabeça, rabo, pé, de qualquer bicho que seja, não dá.

Eu...e, bem na minha frente, o pato =)

Ele foi esperto demais rsrsrs. Pegou dois palitinhos pra ele. Um pra ele comer e outro pra me servir. Quando acabava de comer, ele me servia correndo. Mas antes dele perceber que realmente meu gosto é diferente do dele, ele me serviu as partes mais gordurosas e com nadadeiras. Colocava na minha combuquinha e me jogava um sorriso. Ah, meu pai, que trabalheira que deu catar aquilo tudo! Meu pratinho de "restos" já estava lotado e vocês não imaginam o alívio que foi ouvir "é, você gosta mesmo da parte branquinha..."...Poxa, isso!!! Aeeeeee!!! Acho que ele pensou que poderia me convencer de como aquilo é bom, afinal, ele ama!! Fui à fabrica e trabalhei à tarde, foi mais tranquilo. Só discutimos e planejamos o que precisa ser feito.

Última parada do dia:


À noite fomos à outro restaurante, no meio do campo. No caminho, vacas, cachorros e outros animais com chifres, passeiam tranquilamente. Lugar lindo, bacanérrimo. Fiquei tão impressionada de inicio que nem me lembrei de tirar fotografias. Às vezes é melhor ver direito ao vivo e guardar na memória, do que ver depois, numa imagem parada. Cheguei lá e o menu foi porco selvagem, estômago de ganso e legumes. Tinha um potinho com amendoim e um trem estranho salgado e cheio de pimenta, mas até gostosinho. O porco não é de todo mal. Legumes são sempre gostosos e o estômago é duro e borachudo demais. Cheguei a engasgar feio uma hora...mas o chá de todas as horas, minutos e segundos me salvou.

Na frente, estômago de ganso e, logo ali atrás, porco selvagem.

Ao voltar pro hotel, as chinesinhas vieram falar comigo. Através de códigos, pediram meu cartão de entrada pro quarto, olharam algo que veio dele no computador, riram(com a mãozinha na cara) e me devolveram. Agora, enquanto escrevia esse texto, me ligaram duas vezes e desligaram na minha cara hehehe...essas meninas...Elas tem muita curiosidade por pessoas de fora. E mais as mulheres mesmo. Pegam no seu cabelo, perguntam se é de verdade, falam do olhos (os meus então...), é natural delas. É muito legal também ver a cara de um chinês quando falamos uma palavrinha. Isso pra eles é o máximo e conta muito. E pra mim também.

Amanhã cedo vou à Guangzhou pra procurar no mercado de lá, materiais pra trabalharmos aqui. Saio cedo, 7h30 (mas fico pronta antes, por que os chineses não são pontuais mas, sim, adiantados) e fico lá até mais tarde. O dia será longo e cansativo. Mas tudo bem, quero trabalhar demais todos esses dias! E também amo Guangzhou...não será um sacrificio.

beijos!!

p.s.: sei que algumas palavras escrevi sem acento, mas foi por pura preguiça, ok?

4 comentários:

Anônimo disse...

que delícia comer um estômago, né? eca. e meio irônico, já que esse estômago vai direto pra um coleguinha estômago, o seu. ha-ha.

o lugar "no meio do mato" onde vc tirou foto me lembrou uma estrada perto de cachoeiro hehehe. mas isso deve ser só impressão minha, claro. nem o lugar mais feio da china deve parecer com cachoeiro. =)

to adorando ler seu blog, memeca. quero ver o dia q vc for pro rock aí, conta todos os detalhes!

beijo e bom trabalho.

val disse...

nete,
pra uma pessoa que separa com tanto ardor a gordurinha do resto da carne, você é até bem tranqüila na hora de experimentar coisas novas. Nota 10 em matéria de civilidade e rspeito aos costumes alheios:)E de coragem também, convenhamos.

Eu, assim como você sou extremamente seletiva com carnes, mas fiquei de olho arregalado com a sua descrição do ganso. Poxa, tinham que te servir logo um ganso gordo?!:)

vou te acompanhar por aqui sempre, viu? mesmo quando já estiver em sp.
beijoca.

Unknown disse...

zeeente, esse diário de bordo é demais.
beijo, lindona

Unknown disse...

Meh, essas meninas que ligam pro seu quarto e desligam na sua cara tao te passando trote? nao entendi essa atitude! francamente, poxa! hauhauahauahuahauahuahauhauah
to amaaaaando sua viagem de negocios /barra/ odisseia gastronomica.
coraaaage gata!

beijuuuu