quarta-feira, 23 de julho de 2008

Chen Clan Academy

A "Chen Clan Academy", nomeada localmente de "O Salão dos Ancestrais de Chan", foi construída na parte de fora no portão leste da cidade de Guangzhou, entre o décimo quarto e o vigésimo anos do reinado de Guangxu na Dinastia Qing. Construída em conjunto pelas famílias “Chen” de 72 condados da província de Guangdong, a academia servia como um salão para a adoração dos antepassados, assim como uma residência provisória para a examinação ou o litígio.
Com uma área total de 15 mil metros quadrados, um espaço de chão de 6.400 metros quadrados, a academia é um complexo simétrico que compreende dezenove edifícios separados por pátios e conectados por varandas. A academia é o maior edifício tradicional, mais bem preservado e tem a mais incrível decoração da província local. Tem uma magnífica estrutura complexa, com grandes salões e jardins que não só incorporam o estilo tradicional chinês das antigas estruturas, mas também possui as características distintivas dos edifícios no sul da China.
Todas as decorações arquitetônicas na academia, de dentro e de fora, foram feitas de esculturas de madeira, de tijolo, pedras, de cerâmica, de cal, carcaças do ferro e pinturas, feitas pelo homem, que fazem uma expressão detalhada das artes populares e dos artesanatos requintados da província local. Elas abrangem uma vasta gama de assuntos, incluindo lendas chinesas e contos históricos.
Em 1959, baseado na Chen Clan Academy, o museu de artes populares de Guangdong foi estabelecido pelo governo para a coleção, estudo e exposições de artes populares de todo o país, especialmente aquelas da província local. Existem algumas exposições de relíquias culturais e de trabalhos preciosos completamente de costumes populares como a cerâmica, o bordado e esculturas, que são de grande valor, tanto para o estudo quanto a apreciação.
Como um importante local histórico e cultural, está sob a proteção do Estado e foi escolhida como uma das "Eight Sights of the Goat City in the New Century" com o nome de Gu Ci Liu de Fang (os grandes salões deixam bons nomes) e transforma-se no mais cultural e artìstico museu caracterizado assim como um grande sítio turístico de Cantão.

Portão de entrada do casarão



O lado de fora, antes de passar por aquela porta da foto anterior. Cada um desses pedaços do telhado tem uma escultura diferente. Todas sensacionais. Foi maravilhoso ter tido a oportunidade de conhecer esse padaço da história. Fiquei horas lá, muda, só observando. Acho que nem piscando estava.



Um dos pedaços da escultura do telhado.
Parede. É comprida e linda!

Um dos jardins internos.

Teto. Lin-do-de-mor-rer!!

Portas imensas todas feitas de madeira esculpida.


Exposição interna. Metal.

Escultura feita de chifre de elefante. Na cultura chinesa essas esculturas simbolizam a vida e expressam bons desejos for saúde e longevidade.
O grandão que protege o casarão dos demônios. rsrsrs
As vendas internas. Bonecas lindíiiiiissimas. Vocês não imaginam como são de perto. Cada detalhe de expressão feito de formas perfeitas e precisas.

Eles vendem milhões de outras coisas lá dentro. Casa uma mais incrível que a outra. A vontade de sair comprando tudo é imensa, mas meu bom senso não me permite tamanha estripulia. Infelizmente preciso pensar nos meus dois dias pra retornar, no excesso de bagagem (que eu já vou pagar, sem dúvida alguma) e na minha pobreza, afinal de contas, vocês devem imaginar como são os preços.

As fotos do lugar também são muitas. Selecionar foi difícil. Ainda teria várias outras pra postar. Maiores detalhes dos telhados, partes de decoração, detalhes das bonecas e das esculturas e por aí vai. Quando chegar, faço aquele encontrão que fiz da outra vez. Pra quem quiser e tiver interesse, claro.

Nos próximos posts coloco a ída ao templo budista e minha longa e incansável pro cura por chás e seus efeitos.

Um comentário:

Mari Mauro disse...

memézinha, que lugar liindo!
beijos!