sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Chás

Os chineses adoram chá. Eles se preocupam muito mais com o tipo e com seus convidados do que exatamente servi-lo. O chá é considerado na China como “a coisa mais bela da natureza” e cada tigela de chá simboliza o reflexo da vida como um todo, em todos os seus aspectos. A arte chinesa de preparar chá chama-se “Cha Dao”.
Comprei vários tipos de chá. O chá verde, o chá verde “kung fu”, o chá preto, jasmim, de rosas e flores brancas. O preço de um mesmo chá pode variar absurdamente dependendo da qualidade de suas folhas. Um chá verde comum, por exemplo, pode ser comprado por R$ 7,00 /500g e o “Kung Fu”, considerado um dos mais especiais, pode chegar a custar R$ 192,00 / 500g.



CHÁ VERDE
Segundo a lenda chinesa o imperador Shen Nong estava no pátio do seu palácio bebendo uma taça de água quente quando uma folha veio, trazida pelo vento, e caiu em sua taça. Ele de curiosidade experimentou e surpreendeu-se com um sabor agradável. Mais ainda, a bebida deu conforto no estômago e disposição.
Animado com sua descoberta, mandou seus guardas encontrarem a árvore de onde tinha saído a folha, e em seguida plantou muitas mudas para que seus súditos também pudessem apreciar essa nova bebida. Estava descoberto o chá verde.
Ao longo dos anos a cultura e o hábito de tomar chá foram se sofisticando, e surgiram muitos tipos de chá. Além do chá verde, há o chá preto (que é fermentado), o chá oolong (esse semifermentado), e finalmente o chá branco, feito exclusivamente com brotos e folhas jovens.


CHÁ PRETO

Esses chás possuem substâncias que são as responsáveis pelos benefícios a saúde como prevenção de várias doenças como câncer, pressão alta e aterosclerose, além de proteger a mucosa do estômago e do intestino. O chá verde contém um pouco de cafeína então é também uma bebida estimulante.
Um chá verde diferente que conheci nos meus dias em Guangzhou foi o “Kung Fu Green Tea”, que tem os efeitos mais abundantes de todos os chás verdes. Além de todos aqueles já citados, ainda possuem subminerais, aminoácidos, elementos botânicos, vitaminas e é bom para o cérebro, fortalece os dentes, deixa a pele mais macia e flexível, extrai efeitos de substâncias tóxicas ingeridas por fumantes e pessoas que possuem o hábito de beber.


JASMIM

Na China também é comum o chá de jasmim. Este, dizem ser bom para perder peso e para a beleza, por ajudar o corpo a liberar toxinas. Como os outros chás, possue também suas variações de qualidade, mas ainda inclui o de formas. Podemos encontrar em pequenos brotos enroscados, brotos maiores, a flor única que se abre e a flor que abre e forma um triangulo lindo de se ver. O sabor é adocicado e suave.






GINSENG
Entre as propriedades dos compostos presentes na sua raíz, contam-se principalmente a capacidade de ajudar o corpo a adaptar-se ao cansaço, stress emocional e mental, calor, frio e até à fome. Como potente erva medicinal que é, estimula o sistema nervoso (estimula o sistema pituitário-adrenocortical), encoraja a secreção de hormonas, provoca a baixa da quantidade de açúcar no sangue e colestrol. É usada em tratamentos de doenças associadas à idade avançada, falta de apetite, insónia, broquite, asma, irritacões digestivas, diabetes, stress, etc. O ginseng amplifica também a acção do sistema imunitário (inibe o crecimento de tumores cancerígenos) e auxilia as funções hepáticas (estimula o metabolismo de alcoóis - estimula a alcoól desidrogenase).

Mas é importante fixar que esses mesmo chás, que tanto ajudam à saúde, podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. O Ginseng por exemplo, age diretamente no sistema nervoso central e o chá verde possui cafeína, que todos sabem não fazer bem em grande quantidade.



OUTROS CHÁS

rosas


crisântemo

Nenhum comentário: